domingo, 19 de outubro de 2014

Maconha e Tourettte


Recentemente o Conselho Federal de Medicina aprovou a importação de canabidiol para o tratamento de epilepsia refratária. Essa liberação se deve ao fato de que vários artigos científicos têm demonstrado utilidade de canabidiol nos casos de epilepsia que não responderam a nenhum dos tratamentos disponíveis.
Ou seja temos aqui duas condições que necessitam estar juntas: 1- presença de epilepsia refratária e 2- estudos científicos que relatam eficácia.
Como não somente epilepsia , mas distonias e outros transtornos do movimento parecem ter alguma resposta ao canabidiol, os portadores da síndrome de Tourette passam obviamente a ser  potenciais  beneficiários do canabidiol.
Muitos pacientes têm-me questionado sobre canabidiol para ST. 
Fatos:
  • Existem alguns trabalhos que demonstraram alguma eficácia do THC (um componente da maconha)   na ST. O THC não está disponível no mercado brasileiro.
  • Não existe nenhum trabalho publicado sobre canabidiol na ST na literatura científica.
  • O uso de maconha é ilegal e traz riscos de psicose, depressão, pânico e paranoia no uso agudo. O uso crônico pode causar dependência  e reduzir a cognição de crianças e adolescentes.

Conclusão: não temos base científica ainda para prescrever compostos de maconha para os pacientes com Tourette.

São necessários estudos sérios e evidências fortes de eficácia     para que tenhamos subsídio para solicitar ao CFM que também libere a importação de canabidiol para o tratamento da ST.

8 comentários:

  1. Boa tarde, Dra. Ana. Sou fonoaudiólogo e recebo com muita frequência em meu consultório pacientes com gagueira e TOC associado. Dos 34 pacientes com gagueira que já passaram pelo meu consultório com gagueira, nada menos que 29 tinham sintomas de TOC. Gostaria de saber de você se sua especialidade, a psiquiatria, tem conhecimento dessa frequente associação e também qual a melhor forma de o fonoaudiólogo agir diante de casos assim, encaminhar o caso para um especialista em TOC ou ignorar a sintomatologia obsessivo-compulsiva e tratar apenas a gagueira?

    Obrigado.

    Renato Monteiro,
    Fooaudiólogo

    ResponderExcluir
  2. seu papel como agente de saúde é encaminhar o paciente para avaliação psiquiátrica. Se for especialista em TOC melhor ainda.

    ResponderExcluir
  3. Isso poderia se transformar em um bom tema de pesquisa. Minha prática clínica também aponta para uma conexão. É incrível como alguns elos, depois de enunciados, ficam nos parecendo tão óbvios. Como foi que eu nunca pensei nisso antes? Muito bom o seu blog. Postagens excelentes e comentários idem, muito enriquecedores realmente. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me impressionou muito a prevalência de TOC entre pacientes com gagueira que o fonoaudiólogo informou. Isso precisa ser mais pesquisado, Ana. Abs

      Excluir
  4. Boa tarde,alguem conhece algum caso aqui no Brasil que já fez uso deste tratamento para tourette? Tenho uma linda filha que vem piorando o quadro com muita rapidez. Preciso de orientações que possam ajuda la. ela esta sendo medicada com resperidon e amitril 25 diariamente...mas ja tomou clo e orap..e tambem haldol..quero algo que pare ou amenize esse tic tão sofrido.por favor me ajudem com informções.obrigado. Angélica

    ResponderExcluir
  5. Por favor alguem tem informações de crianças com tourette que ja fizeram uso deste tratamento? Alguem conhece algum medico que indique este tratamento? ela atualmente faz uso de resperidon e amitril 25 mg,mas já fez uso de haldol,clo e orap. não tivemos exito em nenhum desses medicamentos. precisamos de algo que amenize esses tics. por favor se puderem me dar informações agradeço. Angelica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse tratamento é experimental para adultos. Sugiro que procure outro profissional que possa tratar de sua filha, de preferência um psiquiatra com experiência em Tourette.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir